segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exercício físico e transtorno do pânico.

Frequento academia com regularidade há 5 anos e há 2 pratico RPM. O RPM é um treinamento impressionante por melhorar sua capacidade aeróbia e resistência anaeróbia. A música desenha o trajeto no qual seu corpo queima calorias e fortalece seu corpo. Junto com a instrução de seu professor e a motivação de seu grupo, você experimentará subidas lentas, pequenos tiros e giros de recuperação que não representam nenhuma barreira de coordenação ou motivação. O RPM é o único programa mundial de ciclismo indoor testado trimestralmente em uma amostra de aproximadamente 1000 pessoas entre 16 e 65 anos e elaborado por uma equipe multidisciplinar (professores, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outros pesquisadores). RPM em inglês significa “Força bruta em movimento”. É uma aula de trabalho cardiovascular intenso. E bota intenso nisso, às vezes saio sem fôlego da aula, mas é muito bom, eu recomendo. A academia que freqüento se preocupa em pedir exames de seus alunos...vai que acontece alguma coisa...mas enfim você deve estar aí pensando: - “Mas porque ela está falando isso???”
Simplesmente porque hoje estava na academia na aula de RPM e me deparei com uma situação. Umas das alunas estava tendo uma crise de ansiedade, (ataque de pânico) o pessoal pensou que ela estava tendo um ataque cardíaco; mas ela conseguiu discriminar que o que ela estava sentindo era ansiedade intensa; como ela estava na bike ao lado da minha perguntei o que estava acontecendo, ela cochichou que estava tendo um ataque de pânico sai com ela da sala e ela me disse que iria sentar e esperar passar a crise; achei fantástico o controle que ela teve, dificilmente vejo um paciente que sofre de TP ser tão controlado. APRENDIZAGEM, HABITUAÇÃO.....
A síndrome do pânico caracteriza-se por crises agudas de medo e desespero sem razão aparente. A sensação é tão intensa e tão real que a pessoa tem a impressão de que vai morrer ou enlouquecer. Apesar de exercícios físicos serem recomendados para amenizar os sintomas, o treino pesado pode ter o efeito adverso, provocando uma nova crise em quem já enfrenta o problema. Apesar desses efeitos adversos os exercícios físicos são altamente recomendáveis para quem sofre de transtorno do pânico (TP). Se não houver contra-indicações, exercícios físicos vigorosos representam uma forma de terapia eficiente para tratar o TP .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...