sexta-feira, 30 de julho de 2010

Esquizofrenia

Assisti há algum tempo o filme “O solista”. O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.
A Esquizofrenia é uma doença da Personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial. Culturalmente o esquizofrênico representa o estereotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospresa a razão e perde a liberdade de escapar às suas fantasias.
Segundo Kaplan, aproximadamente 1% da população é acometido pela doença, geralmente iniciada antes dos 25 anos e sem predileção por qualquer camada sócio-cultural. O diagnóstico baseia-se exclusivamente na história psiquiátrica e no exame do estado mental.
A esquizofrenia não tem cura, mas é tratável!!!
A Terapia Comportamental-Cognitiva possui várias técnicas para o tratamento da esquizofrenia, vou citar apenas algumas: economia de fichas (psicose), psicoeducação (prevenção de recaídas), técnicas cognitivas (para sintomas positivos), técnicas comportamentais (sintomas negativos), etc.


Veja o trailer do filme "O Solista". Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...