Já postei anteriormente sobre assertividade, na verdade foi um vídeo que coloquei e agora vou falar um pouquinho sobre esse comportamento.
COMPORTAMENTO ASSERTIVO é o nome dado a uma classe de comportamentos que tem a função de:
expressar sentimentos (bons ou ruins) de forma tranquila
afirmar-se sem ansiedade excessiva
defender os direitos sem agressividade desnecessária e sem negar os direitos dos outros
Quando nos comportamos somos o EMISSOR e com quem interagimos é o RECEPTOR.
O emissor que emite comportamento assertivo valoriza-se, expressa-se, sente-se bem, escolhe por si e atinge seus objetivos; o receptor sente-se bem, valoriza-se e reforça o emissor.
O oposto do comportamento assertivo temos o comportamento não-assertivo, onde o emissor nega seus direitos, fica inibido, fica ansioso e não atinge os seus objetivos consequentemente o receptor sente culpa ou raiva, deprecia o emissor e atinge os objetivos à custa do emissor.
Temos ainda o comportamento agressivo. O emissor com tal comportamento valoriza-se à custa dos outros, expressa-se, deprecia os outros, escolhe para os outros e atinge os objetivos ferindo os outros; o receptor sente culpa ou raiva e emite comportamento de fuga/esquiva.
Muitos de vocês conhecem pessoas não-assertivas, agressivas e assertivas, eu mesma era uma pessoa não-assertiva mas aprendi a ser assertiva. Ser assertivo é um processo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, outros precisa de mais tempo para aprender, mas a recompensa é grande e o processo não é, de fato, tão difícil.
Indico um livro interessante que trata desse assunto.
Autores: Fátima Cristina de Souza Conte e Maria Zilah da Silva Brandão, Ed. Mecenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!