Fobia social (transtorno de ansiedade social)
A maioria das pessoas sente-se tímida ou constrangida em situações sociais. Falar em público, ir a uma entrevista de emprego ou mesmo convidar alguém para sair pode fazer qualquer um sentir-se tímido ou ansioso. Os sintomas são familiares: seu coração dispara, suas mãos tremem ou você sente uma sensação de “friozinho na barriga”. Mas este tipo de ansiedade é temporário, e uma vez que você passa pela situação, a vida continua como sempre.
Se sua ansiedade em relação a situações sociais é tão séria que interfere na sua vida diária e nos relacionamentos até o ponto de você ficar doente de preocupação, você pode ter a fobia social (transtorno de ansiedade social). A fobia social é um medo excessivo e persistente de situações sociais ou de desempenho.
A fobia social é muito mais comum do que você pensa. É mais do que apenas timidez. A boa notícia é que é tratável. Muitas pessoas recuperam-se da fobia social e vivem vidas mais produtivas. Embora a recuperação não aconteça da noite para o dia, com o tratamento correto você pode melhorar.
QUEM SOFRE DE FOBIA SOCIAL?
Este distúrbio pode começar até mesmo na infância e tende a afetar homens e mulheres em igual proporção. Qualquer pessoa pode sofrer de fobia social em qualquer idade!!!
O QUE CAUSA A FOBIA SOCIAL?
Embora ninguém tenha descoberto uma única causa para a fobia social, estudos sugerem que fatores biológicos e psicológicos podem contribuir.
Uma teoria é que a fobia social pode estar relacionada com um desequilíbrio de uma substancia química chamada serotonina, que transporta sinais entre as células nervosas no cérebro. Curiosamente, este é o mesmo desequilíbrio químico ligado a outros distúrbios de humor e ansiedade.
Outra teoria é que a fobia social pode ser de família – especialmente entre parentes próximos, como pais e filhos. Ou pode originar-se de um evento social embaraçoso no passado.
TRATAMENTO PARA A FOBIA SOCIAL
Sabendo como a fobia social é incapacitante, você pode entender a importância crucial de encontrar um tratamento apropriado. Buscar ajuda o mais breve possível pode diminuir o dano emocional que este transtorno causa. O tratamento correto pode libertar você para que busque as atividades sociais com as quais sempre quis se envolver e ajudar você a se sentir mais à vontade no trabalho e nos relacionamentos.
Na Terapia cognitivo-comportamental (TCC) o terapeuta ajuda o paciente a confrontar os sentimentos negativos em relação às situações sociais e o medo de ser julgado por outras pessoas. Os pacientes podem aprender como seus padrões de pensamentos somam-se aos sintomas de fobia social e como mudar sua maneira de pensar, para que os sintomas comecem a diminuir. Tudo isto é combinado com outras técnicas comportamentais, como exposição gradual e controlada a uma situação que provoca ansiedade, até que o paciente aprenda a identificar e modificar o comportamento que contribui para sua ansiedade social.
O treino de habilidade social faz parte do tratamento com pacientes fóbicos sociais. Os pacientes aprendem a fazer contato visual, falar mais alto e mais devagar, cumprimentar e despedir-se das pessoas, pedir favores, responder a solicitações e críticas.
E QUANTO ÀS MEDICAÇÕES?
Há vários tipos de medicação usada para a fobia social, incluindo inibidores da monoamino oxidase (IMAO), benzodiazepínicos, betabloqueadores e inibidores seletivo de recaptação da serotonina (ISRS).
Embora todas estas medicações possam ajudar na fobia social, algumas são melhores para certas pessoas. IMAO e benzodiazepínicos podem exigir monitoramento mais rigoroso do que outras medicações. Os betabloqueadores controlam apenas sintomas específicos de ansiedade, como taquicardia, durante situações de desempenho.
Para um diagnóstico consulte um profissional.
Texto adaptado de Fobia social (transtorno de ansiedade social) é mais do que apenas timidez (SmithKline Beecham farmacêutica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!