sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que são Contingências?

Como havia prometido anteriormente neste post falarei sobre Contingência


O que são as contingências?

Contingência na Análise do Comportamento é utilizada para se referir a uma relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais.
Para Souza (2001, p.85, v.1), o enunciado de uma contingência é feito em forma de afirmações do tipo se…então… A cláusula “se” pode especificar algum aspecto do comportamento ou do ambiente e a cláusula “então” especifica o evento ambiental conseqüente.

Ex: “Quem fez a lição de casa pode sair para o recreio agora” (Se você fez a lição de casa {comportamento}, então pode sair para o recreio {mudar de ambiente e ter acesso ao lanche, brincadeiras, etc}; se não fica em sala...).
A contingência de três termos ou contingência tríplice é a ferramenta mais utilizada por nós (analistas do comportamento) e tem a seguinte forma:



A-------------B--------------C



A – Eventos antecedentes (situação)



B- Resposta (reações físicas, cognitivas e comportamentais)



C- Eventos conseqüentes (o que acontece depois)



Quando usamos a contingência de três termos estamos fazendo uma análise funcional.
Com nosso pacientes fazemos a análise funcional para tentar descobrir porque determinados comportamentos continuam a acontecer e outros não.
Lembro de uma aula que tive na Pós e uma das professoras me pediu para fazer uma análise funcional de uma paciente. Achei que os dados que ela passou não era suficiente para fazer uma análise e voltei a falar com ela e ela me disse que deveria inferir. Inferir???? Sim....isso mesmo a identificação das contingências em operação na vida do cliente não é tarefa fácil, o terapeuta precisará fazer inferências sobre os estímulos antecedentes e suas possíveis funções (discriminativa, eliciadora ou reforçadora) a partir dos comportamentos verbais e não verbais do cliente emitidos durante a sessão.

Psicólogo comportamental não é louco, mas estamos sempre analisando as contingências!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...