quinta-feira, 3 de junho de 2010

Questões sobre Behaviorismo

Logo na introdução do livro “Sobre o behaviorismo” (SKINNER, B.F, Ed. Cultrix), há algumas questões que coloquei logo abaixo. Quantas delas são falsas?



1. O behaviorismo ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais;

2. Negligencia os dons inatos e argumenta que todo comportamento é adquirido durante a vida do indivíduo

3. Apresenta o comportamento simplesmente como um conjunto de respostas a estímulos, descrevendo a pessoa um autômato, um robô, um fantoche ou uma máquina;

4. Não tenta explicar os processos cognitivos;

5. Não considera as intenções ou propósitos;

6. Não consegue explicar as realizações criativas – na Arte, por exemplo, ou na Música, na Literatura, na Ciência ou na Matemática;

7. Não atribui qualquer papel ao eu ou à consciência do eu;

8. É necessariamente superficial e não consegue lidar com as profundezas da mente ou da personalidade;

9. Limita-se à previsão e ao controle do comportamento e não apreende o ser, ou a natureza essencial do homem;

10. Trabalha com animais, particularmente com ratos brancos, mas não com pessoas, e sua visão do comportamento humano atém-se, por isso, aqueles traços que os seres humanos e os animais têm em comum;

11. Seus resultados, obtidos nas condições controladas de um laboratório, não podem ser reproduzidos na vida diária, e aquilo que ele tem a dizer acerca do comportamento humano no mundo mais amplo, torna-se, por isso, uma metaciência não-comprovada;

12. Ele é bem supersimplista e ingênuo e seus fatos são ou triviais ou já bem conhecidos;

13. Cultua os métodos da Ciência, mas não é científico; limita-se a emular as Ciências;

14. Suas realizações tecnológicas poderiam ter sido obtidas pelo uso do senso comum;

15. Se suas alegações são válidas, devem aplicar-se ao próprio cientista behaviorista e, assim sendo, este diz apenas aquilo que foi condicionado a dizer e que não pode ser verdadeiro;

16. Desumaniza o homem; é redutor e destrói o homem enquanto homem;

17. Só se interessa pelos princípios gerais e por isso negligencia a unicidade do individual;

18. É necessariamente antidemocrático porque a relação entre o experimentador e o sujeito é de manipulação e seus resultados podem, por essa razão, ser usados pelos ditadores e não pelos homens de boa vontade;

19. Encara as idéias abstratas, tais como moralidade ou justiça, como ficções;

20. É indiferente ao calor e à riqueza da vida humana, e é incompatível com a criação e o gozo da arte, da música, da literatura e com o amor próximo.

Leu? Chegou a alguma conclusão?

Todas são falsas....

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