domingo, 13 de junho de 2010

Alice in wonderland..visão behaviorista

Quem não conhece a história de "Alice no país das maravilhas"?? Eu li o livro e assisti o filme há muito tempo, lá na minha infância, uma das minha preferidas....agora a história volta com uma versão nova, digamos que é uma versão para adultos. Assisti a nova versão há pouco tempo e não poderia deixar de comentar sobre o filme...Visão behaviorista é claro....




Os habitantes do "País das Maravilhas" são todos malucos, sem exceção. A começar pelo Chapeleiro Maluco (Johny Depp) que oscila entre a euforia e a depressão; o coelho sempre apressado, super ansioso e à vezes obsessivo; a rainha vermelha extremamente punitiva, quem não seguir suas regras perde a cabeça ("Off with his head!!!"); a rainha branca que é submissa, apesar de ser rainha demorou para conseguir se impor com tal; e aquela lagarta fumando narguilé, sempre na paz.


A caixa de Skinner aparece no filme quando Alice cai naquela sala com várias portas e ela tem que achar qual é a certa para ela sair de lá. Naquela sala o comportamento de Alice está sendo modelado  (temos um exemplo de modelagem); Alice deve beber uma tal poção para diminuir de tamanho e conseguir passar pela porta e ter acesso à recompensa ("Pais das maravilhas"), mas para isso ela precisa fazer numa sequência correta (resolução de problemas); ela deve comer o bolo, crescer, pegar a chave, segurá-la, beber a tal poção, diminuir e usar a chave para abrir a porta e receber sua recompensa (reforço positivo).

Acho que já basta, há outras análises que poderão ser feitas neste filme....
Como disse Alice: "Is only a dream" - "É apenas um sonho"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...