terça-feira, 1 de junho de 2010

Psicologia no varejão!!

Fui ao varejão de frutas e verduras aqui perto de casa comprar alguns ingredientes para fazer uma sopinha.Nesse frio uma sopa vai bem neh??? Chegando lá encontrei a dona V. uma senhora muito falante e agradável. Conversa vai, conversa vem...ela me fala: - “Sopa é bom nesse frio, mas um tipo de sopa que não gosto é de canja, eu não agüento ver que já passo mal, lembro do meu tio que já morreu, quando voltamos do enterro do meu tio minha tia fez um panelão de canja e deu pra gente tomar, a partir daquele dia eu não consigo tomar mais canja.”

Eu, psicóloga comportamental não poderia deixar de pensar no bom e velho experimento de Pavlov, que já postei anteriormente (condicionamento respondente).


Casa da tia + canja – estímulo neutro
Casa da tia + canja + morte do tio – elicia sensações desagradáveis (passar mal)
Canja – passar mal


A morte já é uma situação, um estímulo que elicia sensações desagradáveis. No dia da morte do tio de Dona V. foi feito uma canja; canja, antes neutro, torna-se um estímulo condicional e elicia sensações desagradáveis, semelhantes às produzidas pela morte de alguém.
Estranho neh..mas a psicologia comportamental explica rs...se você não sabe porque deixou de comer algo que gostava, parou de comer aquele chocolate maravilhoso e não sabe o motivo tente analisar as contingências....opa..contingência??? o que é isso? Bom falarei sobre isso no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...