domingo, 26 de dezembro de 2010

Papai Noel estimula a imaginação das crianças

Qual a criança que não conta os dias para a chegada do Papai Noel? São momentos de ansiedade e alegria, que mexem com a fantasia dos pequenos. E não pense que a contribuição do personagem só fica só com a explosão de alegria causada pelos presentes. "A fantasia do Papai Noel permite que a criança habite, por algum tempo, um mundo mágico, onde conceitos sobre o bem o mal, o certo e o errado são vividos e aprendidos de forma natural. Essa imaginação na infância permite que a criança desenvolva sua capacidade de enfrentar as dificuldades", explica a psicóloga infantil Jamille Nassar.
A fábula também consegue passar conceitos importantes para a vida adulta dessa garotada, como explica a psicóloga Ana Cristina Caldeira, especializada em Psicodrama e Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos. "A lenda do Papai Noel é uma forma de transmitir à criança valores como solidariedade, doação, partilha, confraternização, reconhecimento e aceitação. São idéias que, associadas a uma história, podem marcar o desenvolvimento da personalidade da criança, gerando sensação de aprendizado, satisfação e conseqüentemente, alegria".

Papai Noel - Getty Images

Na hora da festa, os pais fazem o possível para colaborar com essa fantasia. Mas é preciso conseguir interagir com as crianças para garantir um resultado positivo, explicar a história de um modo que a criança entenda, só assim ela vai conseguir embarcar no conto. "É importante que as histórias sejam contadas de forma a respeitar a capacidade de compreensão e a inteligência infantis, oferecendo espaço para a contestação, a dúvida e a reflexão sobre o problema apresentado. Se uma história é utilizada com a intenção de persuadir, assustar ou controlar algum comportamento indesejado pelos pais, a mensagem pode transmitir uma falsa idéia de felicidade", diz Ana Cristina Caldeira.
O lado negativo
A fantasia do Papai Noel pode se tornar prejudicial para a garotada quando os pais ou adultos próximos não conseguem passar o conto do bom velhinho da maneira correta. "Sempre que a fábula surge de maneira forçada, as crianças acabam guardando como recordação uma história recheada de falsidade e mentira", diz a psicóloga infantil e especialista do MinhaVida Adriana Araujo. 
Papai Noel - Getty Images
Outro problema é que podem surgir prejuízos nas relações sociais das crianças, quando a lenda do Papai Noel é tratada como verdade absoluta. "Aos poucos, a criança começa a perceber indícios de que o personagem faz parte de uma lenda. Quando os pais notam a desconfiança, é hora de encaminhar o assunto de modo a fazê-la entender a fantasia", afirma Adriana. O importante é que a criança não se sinta enganada pelos pais, um sentimento que pode abalar a confiança da relação.
Chegou a hora de contar a verdade
Na hora de contar a verdade para o seu filho, evite ir direto ao ponto. O ideal é começar dando pistas, para que a própria criança descubra que se trata de uma fantasia. Quando ela já tiver reunido informações suficientes, você entra e conta a verdade. "A criança pode ficar frustrada ao descobrir sozinha que a figura que ela tanto sonhava não existe. Mas tudo pode ser resolvido de uma maneira simples com a interação dos pais, tentando ouvir as dúvidas da criança e lidar com as decepções", diz Ana Cristina Caldeira.
Não é muito difícil descobrir que está chegando o momento de desvendar o mistério do Papai Noel, basta observar algumas atitudes do filhote, que os riscos de errar são praticamente nulos. "As perguntas que as crianças fazem, as suas observações sobre a história, situações que evidenciam esta questão são sempre oportunidades para revelar a verdade. Mas os pais precisar ter em vista que, na infância, a magia e a realidade se confundem", diz a psicóloga Ana Cristina Caldeira.

Artigo original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...