sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O sapo e o escorpião (psicopatia ou sociopatia - parte 2)

O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.
Desconfiando, o sapo respondeu: "Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer."
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.
Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.
Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:
- Porque essa é minha NATUREZA!

Essa fábula ilustra bem a natureza de pessoas que sofrem desse transtorno: a psicopatia ou sociopatia.
Clara (Mariana Ximenes) de Passione, se tornou uma psicopata porque foi maltrada pela avó? Por que perdeu seus pais muito cedo? Por que teve uma infâcia difícil?
Não podemos atribuir o comportamento de psicopatas e esses eventos da vida. Se fosse assim, Kelly (irmã de Clara) provavelmente também seria uma psicopata ou sociopata. É importante destacar que ninguém vira psicopata da noite para o dia: eles nascem assim e permanecem assim durante toda a sua existência. Os psicopatas apresentam em sua história de vida alterações comportamentais sérias, desde a mais tenra infância até os seus últimos dias, revelando que antes de tudo a psicopatia se traduz numa maneira de ser, existir e perceber o mundo.  



Referência: Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado.  Ana Beatriz Barbosa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...