sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Geração X, Y,Z

Costumo assistir Jornal da Globo e achei interessante a reportagem sobre as gerações.
Eu não sou Y e muito menos da Z,...heheh..sou da geração X.
E vocês? Qual geração é a sua?

GERAÇÃO X
Geração X, também abreviado como Gen X, é o termo que refere-se a geração nascida após o "Baby boom". Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem contudo ultrapassar 1982.
São pessoas mais céticas, preferem a estabilidade da profissão, sem muito interesse em assumir lideranças e postura de autoridade, buscando a tranqüilidade na vida pessoal. 
O termo foi popularizado pelo romance “Geração X: contos para uma cultura acelerada”, 1991, do autor canadense Douglas Coupland, sobre os jovens do final dos anos 1980 e seu estilo de vida. Enquanto o livro de Coupland ajudou a popularizar a expressão “Geração X”, um artigo da revista 1989, erroneamente, atribuíu o termo ao músico inglês Billy Idol. Na verdade, Idol foi membro da banda punk Generation X de 1976 a 1981, cujo nome foi adotado após a publicação do livro de Deverson e Hamblett, em 1965, uma cópia do qual foi adquirida pela mãe de Idol.
Nos EUA, Generation X originalmente referia-se a "baby bust", geração assim nomeada por causa da queda da taxa de natalidade após o “Baby boom”.

GERAÇÃO Y
A Geração Y, também chamada Geração do milénio ou Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela Geração Z.
Esta geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica.
Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos.
Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas.
Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo.
Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender essa nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e ávido por inovações.
Preocupados com o meio ambiente e causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores esquecidos como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

GERAÇÃO Z
Geração Z é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas na segunda metade da década de 90 e nos anos 2000. É aceito que tenha começado em 1996, após o "Echo Boom" e terminado em 2010, onde seria sucedida por uma "Geração Alpha".
As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, YouTube, telefones móveis e mp3 players, não apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo celular, ou seja, extremamente conectadas.

3 comentários:

  1. Oi, gostei da sua matéria. Apesar de eu ser da geração X, não me identifico com ela e, sim com a geração Y. Adoro tecnologia, redes sociais, blogs e vivo inserida em tudo isso. Interessante é que a maioria das pessoas da geração em que nasci vivem dizendo "no meu tempo", enquanto para mim, "meu tempo" é o tempo em que estou vivendo agora.
    Legal mesmo sua matéria, Fabiana, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou Adm. Reginaldo Andrade e estou ecrevendo um artigo sobre esse tema. Seria possível me passar o nome de algumas obras que falam diretamente sobre os 3 tipos de gerações? Meu e-mail é (admreginaldoandrade@hotmail.com), agradeço desde já. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola Reginaldo, obras sobre o tema eu não saberei te indicar o que eu sei e coloquei na postagem foi uma reportagem que passou no jornal da globo. Mas acho que vc encontrara bastante material na internet. Desculpe não poder ajuda-lo nesse assunto. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...