segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fazer Supervisão é importante?

A supervisão da prática clínica psicológica é a etapa culminante do treino de terapeutas, sendo considerada indispensável na formação de psicólogos clínicos. Segundo Edelstein e Brasted (1991) desde quando foi formada a seção clínica na APA, em 1919, os psicólogos vêm se preocupando com a questão da formação e do treino para a futura prática em psicologia clínica. Já em 1924, a seção clínica da APA recomendava que os psicólogos clínicos tivessem pelo menos um ano de prática supervisionada e residência em psicologia (Edelstein & Brasted, 1991).
A atividade de supervisão é um processo de ensino-aprendizagem.
A supervisão de terapeutas comportamentais é reconhecida como um meio chave pelo qual as habilidades são ensinadas, aprendidas e refinadas (Campos, 1989).
Após a formação o ideal seria todo psicólogo(a) se submeter a uma supervisão, seja em grupo ou individual, pois esta é uma complementação à formação do terapeuta.
A supervisão em grupo permite ao terapeuta aprender com um maior número de casos nos primeiros anos da carreira. O terapeuta precisa se dispor a discutir seus casos clínicos com colegas, em busca de atualização.
Para os iniciantes o supervisor ou os próprios colegas de supervisão funcionam como um modelo.
Fazer supervisão é importante SIM....por isso em janeiro estarei retomando minhas supervisões. Penso que não só para recém-formados as supervisões são importantes, mas também para os profissionais mais experientes; pois elas (supervisão) são oportunidades de trocas de informações, às vezes pessoas que estão de "fora" enxergam melhor algumas váriavéis que não estamos enxergando.

Fonte: Descrição de algumas variáveis em um procedimento de supervisão de terapia analítica do comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...