sábado, 27 de novembro de 2010

Crenças irracionais

Em post anterior coloquei um resumão das distorções cognitivas, hoje posto um resumão das principais crenças irracionais.

Crenças irracionais

1. A idéia de que existe uma extrema necessidade para qualquer ser humano adulto ser amado ou aprovado por qualquer outra pessoa significativa em sua comunidade.
2. A idéia de que se deva ser inteiramente competente, adequado e realizador em todos os aspectos possíveis para se considerar como tendo valor.
3. A idéia de que é terrível e catastrófico quando as coisas não são do jeito que gostaríamos muito que fossem.
4. A idéia de que certas pessoas são más, perversas e velhacas e de que elas deveriam ser severamente responsáveis e punidas por sua maldade.
5. A idéia de que a infelicidade humana é extremamente causada e de que as pessoas têm pouca ou nenhuma habilidade para controlar seus infortúnios e distúrbios.
6. A idéia de que se alguma coisa é ou pode ser perigosa ou assustadora, deve-se ficar terrivelmente preocupado e ficar ruminado sobre sua possível ocorrência.
7. A idéia que é mais fácil evitar do que enfrentar certas dificuldades ou responsabilidades na vida.
8. A idéia de que se deva ser dependente dos outros e de se necessite de alguém mais forte em quem se apoiar.
9. A idéia de que a história passada de alguém é um determinante definitivo do seu comportamento presente e, se algo afetou uma vez fortemente a sua vida, isso continuará tendo indefinidamente um efeito similar.
10. A idéia de que se deva ficar muito transtornado com os problemas e preocupações de ouras pessoas.
11. A idéia de que há invariavelmente uma solução certa, precisa e perfeita para os problemas humanos e de que é catastrófico se esta solução perfeita não é encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...