terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ansiedade social

Algumas pessoas têm tanto medo de serem julgadas que esse medo toma conta de sua vida e elas ficam continuamente ansiosas a respeito de estar perto de outras pessoas, a ponto de tenderem a adotar uma estratégia rígida de evitação. Essa condição debilitante é chamada de ansiedade social.
Se você sofre de ansiedade ou fobia social, pode ser devido à sua falta de confiança em si mesmo. Pode ser que você não queira estar perto de certas pessoas ou numa multidão porque pensa que não é bom o suficiente. Pode ser que não queira ir a festas por acreditar que é socialmente inadequado. Pode ser que você deteste falar com seu chefe porque teme deixar escapar alguma coisa que prove quanto o seu trabalho é ruim. Basicamente, você está se convencendo - tanto no nível consciente quanto inconsciente - de que não é suficientemente bom. Isso pode afetar sua vida de muitas maneiras porque você não permite que as pessoas se aproximem, sente que precisa manter uma personagem pública falsa, vive com medo de ser desmascarado, e assim tende a se retrair.
Essa insegurança se baseia na crença de que você não é suficientemente bom como ser humano. Isso pode parecer exagero quando está escrito em preto e branco, mas é incrivelmente comum: cerca de 84% das pessoas se sentem assim por curtos períodos em algum ponto de suas vidas.
A ansiedade social pode se manifestar como um medo específico, por exemplo, o medo de multidões ou medo de autoridades, ou apenas como uma ansiedade geral a respeito de interagir com os outros. Mas, independentemente de como se manifesta, se você  sofre de ansiedade social é porque está se aterrorizando de preocupação a respeito de como os outros o percebem. Você tenta prever o que as outras pessoas estão pensando, compõe o pior cenário possível, e imagina que as pessoas estão sempre o criticando. Mas, por melhor que pense ser em adivinhações, você nunca poderá saber realmente o que outras pessoas estão pensando. Assim, se seus pensamentos negativos não provêm da realidade externa, devem provir do seu mundo interior - e são, em parte, criados pelas suas conversas consigo mesmo.
Uma voz crítica interna muito forte é uma das características que definem a ansiedade ou fobia social. Este "tirano" dentro da sua cabeça adivinha o que as outras pessoas pensam: Elas pensam que sou ridículo. Pensam que não sou suficientemente bom. Estão rindo de mim. Então, por causa disso, ele também dita dita o que você pode e não pode fazer: Não posso ir àquela festa. Não posso comprar naquela loja. Não posso fazer aquela apresentação. Não posso fazer aquela visita. Preciso continuar com meu emprego atual. Não posso mudar. Cada vez que seu diálogo interno diz uma coisa dessas, você constrói mais evidencias que provam o quanto é inadequado; assim, você passa a ter medo de estar perto de pessoas, porque não pode enfrentar o julgamento negativo delas.   

 

Trecho retirado do livro: Livre-se do medo - como superar e vencer obstáculos. Dra. Lucy Atcheson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...