terça-feira, 3 de maio de 2011

Xixi na cama não deve ser punido

Fazer xixi na cama é motivo de constrangimento para qualquer criança.
Para piorar, bronca e impaciência dos pais costumam acompanhar o problema, que é muito comum: cerca de 15% das crianças de até seis anos molham a cama durante a noite.
A enurese é a falta de controle da urina à noite por um período maior do que seis meses. É mais comum em crianças, mas atinge 2% de adolescentes e adultos.
O problema é duas vezes mais comum em meninos, de acordo com uma pesquisa com 6.000 crianças, publicadas no periódico "Journal of Pediatrics".
Questões psicológicas são a causa do descontrole do xixi em só 10% das crianças. Na maioria dos casos, a origem é orgânica, como a baixa produção de um hormônio antidiurético à noite, segundo o urologista Flávio Trigo, do Hospital Sírio-Libanês.
A enurese não está ligada a problemas psicológico, mas atitudes punitivas por parte dos pais podem afetar a autoestima das crianças.
Os pais precisam entender que a criança não faz xixi na cama de propósito. Eles têm que encarar como um problema médico e procurar um especialista. O tratamento pode ser feito com remédios, quando a origem é hormonal. Outra opção é um alarme que acorda a criança quando ela começa a fazer xixi.
O que também ajuda é ter atitudes construtivas em vez de punir a criança. (já falei aqui dos efeitos da punição, punir só suprime o comportamento problema no momento).
Para começar, é bom oferecer menos líquidos à noite. Os pais podem usar um calendário e colar estrelinhas nos dias em que a criança acordar seca - há quem use adesivos de sol e chuva.
Usar o reforço positivo produz efeitos mais duradouros, a autooestima da criança não é afetada, muito pelo contrário a criança sente-se motivada.

Fonte: Texto completo no Jornal Folha de S. Paulo - caderno Equilibrio por Mariana Versolato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...