sábado, 21 de maio de 2011

Psicologia Baseada em Evidências

Muito interessante este livro, ainda não li, mas me interessou bastante!!!


Psicologia Baseada em Evidências - Provas Científicas da Efetividade da Psicoterapia
Tamara Melnik Psicóloga Clínica e Doutora em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora e Professora do Programa de Medicina Interna e Medicina Baseada em Evidências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Centro Cochrane do Brasil.


Álvaro Nagib Atallah Professor Titular da Disciplina de Medicina de Urgência e de Medicina Baseada em Evidências do Departamento de Medicina da Unifesp/EPM, Chefe da Disciplina de MU-BEM, Diretor do Centro Cochrane do Brasil e Diretor Científico da APM.






A prática clínica baseada em evidências tornou-se a mais importante estratégia científica de esclarecimentos em todas as especialidades envolvidas na promoção e nos cuidados de saúde. Frente a essa demanda, a Associação Americana de Psicologia (APA) divulgou em 2005 a Força-tarefa Presidencial intitulada “’Prática Clínica Baseada em Evidências na Psicologia”, que ressaltou a importância das evidências científicas na prática psicológica juntamente com a experiência clínica, preferências e as características individuais dos pacientes.
Psicologia Baseada em Evidências é uma obra inédita, escrita por várias mãos, indubitavelmente, pelos maiores especialistas na área da saúde mental do Brasil. A obra teve o privilégio de contar com pesquisadores, clínicos e educadores, sendo essa diversidade a força motriz para o enriquecimento da obra.
Este livro coloca à disposição do profissional de saúde informação científica de alta qualidade metodológica já avaliada (revisões sistemáticas publicadas na Colaboração Cochrane) e fornece de modo sucinto, um panorama das evidências atuais acerca da efetividade da psicoterapia no tratamento dos transtornos psiquiátricos na infância, adolescência e idade adulta.

2 comentários:

  1. gostei do texto! não sabia que existia esse movimento pela terapia baseada em evidências, vou procurar saber mais sobre!

    ResponderExcluir
  2. Oi anomino o texto não é meu foi retirado da contracapa do livro...sim esse movimento e bem interessante e se vc olhar o sumario verá como vale a pena a leitura, tbem vou procurar mais sobre o assunto e vou postando aqui..abço

    ResponderExcluir

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...