quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Distimia

- Você tem distimia!!!!!
- Que é isso, doutora???? Oh vida, oh céus, oh azar. era só o que me faltava!!!!!

Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Diferentemente da depressão que se instala de repente, a distimia não tem essa marca brusca de ruptura. O mau humor é constante. Os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa auto-estima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamando de tudo e só enxergam o lado negativo das coisas. Na maior parte das vezes, tudo fica por conta de sua personalidade e temperamento complicado.

Oh vida, oh azar....lembram de Hardy, a hiena “super otimista” rsrs????....uma pessoa distimica é como Hardy....


 

3 comentários:

  1. a convivência com pessoas com distimia não é nada fácil. Como você mesma disse, a doença se cronifica e acaba se confundindo com as características de personalidade e o temperamento da pessoa. como lidar com pessoas com distimia?

    ResponderExcluir
  2. Ola, Márcia, a pessoa já esta em tratamento? Se não, seria ideal buscar um tratamento. Lidar com essas pessoas não é nada fácil com vc mesma disse, mas vc deve ter muita paciência e empatia. Por mais que vc mostre o lado positivo da vida, elas tem uma certa dificuldade de enxergar esse “lado”, elas tem pensamentos rígidos, categórico e extremista; qq conseqüência negativa em uma situação ela já generaliza para todas as outras situações. Sugira pequenas mudanças, faça a pessoa experimentar algo novo (mas sem forçar, apenas sugira). Procure reforçar qq sinal de mudança; pequenos comportamentos em direção a mudança devem ser reforçados.

    ResponderExcluir
  3. Eu passo por isso todos os dias,é uma dor terrivel de aguentar.Não posso pedir q os outros compreendam,mas doe ouvir,o quanto sou estranha,terrivel,chata,ou simplismente perceber todos de afastando.A solidão parece ser a unica companhia,fico feliz que alguem conseguiu lidar com essa doença,mas eu ja estou perdendo o que ainda me resta de forças,e dificil lutar sozinha.
    raizalonso@hotmail.com

    ResponderExcluir

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...