terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pesadelo de Atacama

Finalmente está acabando o pesadelo dos mineiros....situação traumática, situação claustrofóbica essa, não??
Evento traumático, não só para os mineiros mas também para os familiares destes.
O primeiro pensamento que veio a minha "cabecinha":
- "Será que estes homens desenvolverão TEPT?"
?????
Não sabemos, pois cada indivíduo reage de maneira diferente a uma mesma siuação.


O TEPT (Transtorno do Estresse Pós Traumático) é caracterizado por um conjunto de respostas desenvolvidas após o contato/exposição a um evento traumático (no caso os mineiros foram soterrados; foram enterrados vivos).
Segundo o DSM-IV devem estar presentes as seguintes condições: 1 - a pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram morte ou ferimento grave, reais ou ameaçados, ou ainda uma ameaça à integridade física própria ou de outras pessoas; 2 - a resposta da pessoa envolveu medo intenso, impotencia ou horror.

No TEPT a vítima pode apresentar, de modo persistente, reexperimentações e revivências do evento por um ou mais dos seguintes meios: recordações aflitivas, intrusivas ou recorrentes do evento, incluindo imagens, pensamentos ou sonhos. A vítima ainda pode apresentar intenso sofrimento psicológico e/ou reatividade fisiológica (suores, tremores, taquicardia, etc.) quando é exposto a indícios internos ou externos que simbolizam ou lembrem algum aspecto do evento traumático (há emparelhamento das reações comportamentais e emocionais da pessoa com estímulos presentes). A vítima pode apresentar esquiva persistente de estímulos associados ao trauma (esforça-se para evitar pensamentos, sentimentos, conversas, lugares que lembrem o trauma); apresenta redução acentuada do interesse ou da participação em atividades significativas, sensação de distanciamento ou afastamento em relação a outras pessoas, redução da capacidade de dar ou sentir afeto, ou ainda, sensação de estreitamento das possibilidades do futuro. Também podem ocorrer sintomas de hiperexcitabilidade, como dificuldade em adormecer ou manter o sono, irritabilidade ou crise de raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância ou resposta se sobressalto exagerada.  
O que será que passará pela cabeça de cada um daqueles homens enquanto estiverem subindo pela cápsula que os resgatarão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...