quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Trabalhando com pacientes que não sabem o que querem mudar

Já recebi vários pacientes que chegam na primeira sessão dizendo que não sabem o que trabalhar em terapia, mas percebem que precisam trabalhar algo. Então faço uso de uma "técnica", será que posso chamar de técnica?? Bom vou chamar de técnica mesmo.....
Faço uma avaliação de vários aspectos (físico, psíquico, social, profissional, etc), assim fica mais claro, para o paciente enxergar o que poderemos trabalhar;......como o paciente veio até mim pedindo ajuda mas não sabe o que é, ELES DIZEM QUE PRECISAM MUDAR, mas não conseguem identificar o que precisa ser mudado, sabe que algo incomoda...então uso esta técnica que tem como nome "Roda da Vida". Costumo falar que começando a trabalhar um dos aspectos os outros consequentemente irão melhorar. Com a "Roda da Vida" feita, iniciamos o processo. Os resultados tem sido bons.

Aqui um esboço da "Roda da Vida"
 
A técnica  acima é baseada no que está no início do livro de Greenberger e Padesky (A mente vencendo o Humor). Todos esses aspectos estão interligados; cada aspecto diferente da vida de uma pessoa influencia todos os outros. Compreender como esses aspectos de nossa vida interagem pode ajuda-nos a compreender nossos problemas.  
O terapeuta faz perguntas a respeito dos cinco aspectos da vida mostrados na figura acima: pensamentos (crenças, imagens, lembranças), estado de humor, comportamento, reações físicas e ambiente (passado e presente). Como já disse no começo do post na Roda da Vida esses aspectos estão mais esmiuçados para o paciente entender melhor.
Mudanças em nossos comportamento influenciam o modo como pensamos e também como sentimos (tanto física quanto emocionalmente). As mudanças de comportamento podem mudar também nosso ambiente. Igualmente, mudanças em nossos pensamentos afetam nosso comportamento, humor, reações físicas e podem levar a mudanças em nosso ambiente social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...