sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sim...quero dizer...não...

Você já respondeu com um sonoro SIM ou NÃO a alguém e logo depois percebeu que aquela resposta não expressava o que realmente você pensava?... bem...calma aí você não está sozinho(a) isso acontece com muitas pessoas.
Já falei sobre assertividade aqui no blog e volto a falar porque este é um tema muito pesquisado e tenho recebido muitos pacientes com queixas de não conseguirem “se expressar”, ou seja, eles dizem que acham difícil dizer um “NÃO” ou “SIM” em determinadas situações e quando fazem acabam sendo agressivos. Muitos me relatam que querem modificar suas vidas.
A partir de relatos de vários pacientes fiquei pensando e lembrei-me de um filme....a comédia Sim Senhor (Yes Man – 2009) com Jim Carrey. O filme trata de forma divertida o tema da assertividade. Carl interpretado por Jim Carrey, é um sujeito cujo comportamento, trabalho e problemas pessoais, o tornaram voltado apenas ao “não” e ao negativo, fazendo sua vida monótona, triste e sem perspectivas. Certa noite Carl tem um sonho, onde ele se vê morto no sofá. Seus amigos o encontram e não dão muita importância à sua morte (como se ele já andasse mesmo meio morto antes de morrer) e então ele resolve modificar sua vida…Ele recebe um convite para participar de um culto de auto-ajuda, onde basicamente a idéia é dizer “sim” a tudo e a todos em qualquer situação. A partir daí, ele passa por situações inusitadas e algumas até embaraçosas, mas que o fazem aprender outro tipo de comportamento e descoberta de novas emoções e sençações. Em certo momento do filme Carl se apaixona e percebe que os dois extremos são prejudiciais para si e para o outro. Percebe que haverá momentos do “sim” e outros do “não” e se propõe a essa nova maneira de comportamento, analisando a situação e tomando a decisão cabível para cada uma delas.
Ser assertivo é um processo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, outros precisam de mais tempo para aprender, mas a recompensa é grande e o processo não é, de fato, tão difícil.
O filme rende várias gargalhadas. Recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...