sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Power yoga

Comecei a praticar Power Yoga e na minha primeira aula já tive alguns pensamentos automáticos (comportamento encoberto), do tipo “Caracas nunca conseguirei fazer esta posição” , “Nossa vou ter prestar atenção na minha respiração, ah não vou conseguir....vou entrar em pânico aqui”
Opa..opa...sai pra lá esses pensamentos...substituí minhas fantasias por pensamentos mais realistas e não deixei eles me dominarem, fui lá e fiz as posições que a professora pedia..e foi tudo uma maravilha...rsrsr...também foi um jeito de vencer meus medos, fobias. Com o treino constante os medos, fobias são vencidos,  os movimentos são feito aos poucos lembrando muito o que nós chamamos de dessensibilização.
Pois é até nós, analista do comportamento temos esses pensamentos automáticos negativos e nossas fobias....sempre falo para meus pacientes observarem seus pensamentos e substituí-los por outros mais realistas...
A aula enfatiza muito a respiração.......concordo com meus pacientes, quando eles dizem que respirar é difícil, sim é muito difícil,  pois temos que nós observar (auto-observação), e  olhar para dentro é difícil mesmo,  mas é fundamental  para auto-conhecimento e descoberta de nossos limites.
Se o paciente aprende a respirar na aula de Power Yoga ou na terapia com algumas técnicas que propomos, com o tempo ele generaliza essa habilidade para outros contextos da sua vida.
O Power Yoga é uma prática bastante completa, exercita todo o corpo da cabeça aos pés, dentro e fora. Através da respiração e da execução de diversas posturas, o praticante desenvolve resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, consciência respiratória e postural, concentração, relaxamento, vitalidade e total bem-estar.
O Power Yoga desenvolvido por Marco Schultz é um estilo de hatha yoga. Esta atividade não está vinculada a princípios religiosos ou dogmáticos, mas sim à ciência e arte de trabalhar o corpo e a mente em busca do autoconhecimento.
A sincronia fluida de movimentos corporais e respiratórios caracteriza o estilo fluído (Vinyasa) deste trabalho. Outra característica de importância fundamental, especificamente neste sistema desenvolvido por Marco, é a atenção dada à técnica e ao alinhamento do corpo na execução das posturas (Iyengar). Apesar de exigente, o Power Yoga é uma atividade extremamente segura e oferece enormes benefícios a qualquer um que tenha disposição de praticar.
Benefícios do power yoga:
- aumento da consciência corporal;
- aumento da força e da flexibilidade muscular;
- melhora na resistência física e cardiovascular;
- aumenta a capacidade respiratória;
- melhora da postura, da qualidade do sono;
- melhora da concentração (equilíbrio mental e corporal);
- equilibra sistema endócrino;
- reduzindo o estresse.
A pratica do Power Yoga é um treino de auto-observação e auto-controle, pois o aluno precisa focar sua atenção na respiração e na sua força física para se equilibrar. A professora sempre pede para fixarmos nosso olhar num ponto e buscar o equilíbrio; essa é uma técnica que poderemos usar em outras situações quando precisamos nos equilibrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...