sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TDPM

Sobre o TDPM o DSM.IV diz:
" Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM): na maioria dos ciclos menstruais durante o ano anterior, sintomas (por ex., humor acentuadamente deprimido, ansiedade acentuada, acentuada instabilidade afetiva, interesse diminuído por atividades) ocorreram regularmente durante a última semana da fase lútea (e apresentaram remissão alguns dias após o início da menstruação). Estes sintomas devem ser suficientemente severos para interferir acentuadamente no trabalho, na escola ou atividades habituais e devem estar inteiramente ausentes por pelo menos 1 semana após a menstruação."

Assim sendo, podemos dizer que a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um mal que atinge uma grande parte da população feminina. É um período leigamente muito conhecido como "aqueles dias". Mas será que isso é normal? Será que todos os meses você precisa "sofrer", passar por isso? Com uma grande variedade de intensidade e de sintomas, a TPM acaba dependendo do estado emocional, físico e da idade da paciente.
Após vários estudos chegou-se à conclusão de que as pacientes portadoras de TPM podem e devem ser tratadas adequadamente. A paciente nota sensível melhora com o tratamento, seus filhos e maridos agradecem assim como seus colegas de trabalho.
O objetivo do tratamento é a redução dos sintomas, melhorando a qualidade de vida. São recomendadas mudanças no estilo de vida, através de exercícios aeróbicos, dieta pobre em carboidrato, sal e proteína, além de diminuir drasticamente o consumo de álcool, café e chá. A terapia cognitivo-comportamental é de grande valia, tem como foco primário os pensamentos ou interpretações que fazemos do que acontece conosco, com as pessoas e o mundo a nossa volta.
Afinal, como já dizia Epitecto: "Incomodam aos homens não as coisas em si, mas a opinião que têm delas".
Ao mudar nossos pensamentos e atitudes perante a nós mesmos e à vida, podemos também melhorar nossa qualidade de vida e bem estar.
O tratamento inclui antidepressivos, ansiolíticos, contraceptivos hormonais, diuréticos, suplementos nutricionais e a opção de não menstruar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...