segunda-feira, 6 de junho de 2011

Personalidades transtornadas (parte 5 de 7)

Scarlett O´Hara - A exibida.



Nos tempos das cavernas, uns seduziam os outros para reproduzir-se ou conseguir favorzinhos. Mas, quando alguém traz essa estratégia primitiva para o mundo de hoje, o resultado é um dramalhão sem fim.




Quem nunca ouviu falar de Scarlett O´Hara, a heroína mais egoísta da história do cinema, que em...E o vento levou, enfrentou uma guerra civil só para chamar a atenção do homem que queria? Scarlett tem características do transtorno de personalidade histriônica, que ocorre entre 2 a 3% da população. A pessoa vive para ser o centro das atenções. Sempre que isso não acontece, sente-se preterida e corre atrás do prejuízo - mesmo que tenha de fazer uma cena. Geralmente animada, divertida, sagaz, pode ser muito sedutora. Na verdade, tenta seduzir todo mundo. Como Scarlett.
Menina mimada de família rica, adorada por todos na sua cidadezinha natal, no sul dos EUA, Scarlett nasceu na época da Guerra da Secessão (1861-1865). Mas sua guerra é outra: conquistar o único homem que não a amava. Scarlett tem duas irmãs, cuja beleza fica esquecida perto da sua. Seu vestido é mais bonito, sua voz é mais alta, seu olhar, mais feminino. Sua presença conquista mulheres pela falsa simpatia e os homens pela beleza. Minutos depois, lá está Scarlett, cercada por mancebos, que deixam as esposas para falar com ela. É essa a atenção que ela busca, não importa o resto.
Daí o transtorno ser atribuído mais frequentemente às mulheres: são características como a sensualidade exacerbada - menos aceita em mulheres na sociedade conservadoras - as mais visíveis num histriônico. Sempre que não consegue algo, Scarlett parte para a sedução. Um homem que faz isso é o "machão". Já uma mulher... Por outro lado, é mais comum a sociedade aceitar mulheres dramáticas que homens - e a teatralidade é um dos quesitos-chave do transtorno. Scarlett, se chora, não hesita em soluçar, mas olhando de soslaio para garantir o efeito da cena.
Altamente influenciáveis, os histriônicos acreditam em falsas realidades se elas forem ao encontro do que desejam. Não à toa, Scarlett, ao longo do filme, acaba se convencendo de que seus esforços finalmente conseguem seduzir o amado Ashley Wilkes. E o mais importante: o histriônico consegue sempre seu espaço - mesmo que seja no coração dos românticos, que ignoram todas as maldades e atropelos de Scarlett. Afinal, quem não gosta de Scarlett O´Hara, a menina que, após ser enfermeira na guerra, promete nunca mais passar fome?

       






O que ele pensa: "Preciso impressionar"









Fonte: Super Interessante - Ed. Especial Mistérios da mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...