quarta-feira, 22 de junho de 2011

Curiosidades

Livro é instrumento de avaliação

A professora Alessandra Turini Bolsoni Silva <em>(foto ao lado)</em> do Departamento de Psicologia da <strong>Faculdade de Ciências </strong>e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem publicou: <strong>“Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais</strong>”. Trata-se de um manual técnico de avaliação por meio de entrevista. <em>Mais detalhes, aqui...</em>
A professora Alessandra Turini Bolsoni Silva (foto ao lado) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem publicou: “Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais”. Trata-se de um manual técnico de avaliação por meio de entrevista

A professora Alessandra Turini Bolsoni Silva que pertence ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem publicou o livro Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Trata-se de um manual técnico que apresenta um instrumento da avaliação por meio de entrevista semi-estruturada com suporte de perguntas.
O roteiro é focado no relacionamento estabelecido entre pais e filhos extremamente importante para o desenvolvimento infantil, sendo que às vezes os pais sentem dificuldade em educar seus filhos, sobretudo em estabelecer limites, o que pode gerar problemas como agressividade e desobediência. Consiste em 13 perguntas e a entrevista deve ser gravada para avaliação posterior, seguindo os critérios propostos no livro de instruções.
A professora Alessandra relata que com base na aplicação em contextos institucionais e no desenvolvimento de estudos acadêmicos - mestrado, doutorado e pós-doutorado - foram aferidas as suas propriedades “psicométricas” de confiabilidade e validade e também de aplicabilidade clínica. “O trabalho demonstrou indicadores bastante positivos, foi objeto de divulgação científica e no manual constam as instruções para aplicação, codificação e interpretação, além de um caso como exemplo”, explicou a autora.
Alessandra ainda destaca que o livro mostrou-se útil em pesquisas de caracterização e de levantamento de indicadores de práticas educativas parentais e de problemas comportamentais de escolares e pré-escolares.
Comparar grupos e mapear dificuldades específicas, além do seu uso em pesquisa pode ser útil no contexto clínico. Ela recomenda sua utilização por profissionais psicólogos como procedimento de avaliação no contexto de psicologia clínica e do desenvolvimento, seja com a finalidade de triagem, seja como medida de pré e pós-intervenção psicológica.
A pesquisadora afirma que as entrevistas são instrumentos mais comumente utilizados no contexto da psicologia clínica, portanto, o roteiro contribuirá para o trabalho dos psicólogos, especialmente àqueles que trabalham em instituições de modo a sistematizar as informações relativas às avaliações, triagens e o seguimento de crianças com dificuldades comportamentais e seus pais.
O sistema é capaz de avaliar e identificar características clínicas para problemas de comportamento, habilidades sociais de crianças, práticas educativas positivas e práticas educativas negativas, além de variáveis de contexto relacionadas nas interações pais-filhos. “Ele pode ser muito útil para a avaliação diagnóstica e proposta de atendimento para pais e filhos”, finaliza Alessandra.
O livro pode ser encontrado via Editora Vetor pelo site:  www.vetoreditora.com.br  e mais informações diretamente com a organizadora, professora Alessandra Turini Bolsoni-Silva no Departamento de Psicologia - telefone (14) 3103-6097 - ramal 7760 ou por e-mail: bolsoni@fc.unesp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...