segunda-feira, 20 de junho de 2011

Comportamento verbal secundário - autoclítico

Além dos operantes verbais primários já apresentados aqui, Skinner identificou mais um tipo de comportamento verbal secundário, o chamado autoclítico.
Os comportamentos verbais secundários ou autoclíticos são respostas verbais que não podem ser emitidas isoladamente, mas apenas em conjunção com algum outro operante verbal. São respostas controladas por algum aspecto do comportamento verbal do falante e que alteram o efeito do comportamento verbal do falante sobre o comportamento do ouvinte. Tipicamente, respostas como “Por favor”, respostas que indicam a fonte dos tatos como “eu vejo que está chovendo”, “acho que está chovendo”, ou respostas que descrevem condições do falante como “sinto-me feliz em dizer que” são autoclíticos que especificam ou destacam características do comportamento verbal primário que está sendo emitido pelo falante. Além disso, são respostas tipicamente autoclíticas as respostas verbais que dependem de outras respostas verbais e estabelecem relações entre elas. Essas respostas incluem desde termos que relacionam eventos como “o livro de João”, até partículas como as que indicam tempo em que ocorreu a ação como “choveu” ou que indicam gênero, como “menino” ou “menina”, ou que indicam número como, por exemplo, “meninos”.
Há mais de um tipo de autoclítico: autoclítico de composição, autoclítico descritivo, autoclítico qualificador, autoclítico quantificador, autoclítico de manipulação e autoclítico de relação.

Referência: Controle de estímulos e comportamento operante: Tereza Maria de Azevedo Pires Sério et al. – 3 ed. – SP: EDUC, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...