domingo, 13 de março de 2011

O que é contingência?


Já falei sobre contingência aqui no blog, mas volto a falar porque é um termo muito importante na análise do comportamento.
Quando começamos a estudar Análise do Comportamento ouvimos muito a palavra contingência ; é contingência prá lá, é contingência pra cá,  analisar as contingências.....

Mas afinal o que é contingência?
Contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais (Catania, 1993; Skinner, 1953; 1969; Todorov, 1985). Embora possa ser encontrado nos dicionários com diferentes significados, esse termo é empregado, na análise do comportamento, como termo técnico para enfatizar como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos (Catania, 1993, p. 368).
O enunciado de uma contingência é feito em forma de afirmações do tipo "Se..., então... ". A cláusula "se" pode especificar algum aspecto do comportamento ou do ambiente e a cláusula "então" especifica o evento ambiental conseqüente (Todorov, 1989, p. 354).
Alguns exemplo de relação de contingência:
- Se você fez a tarefa de casa (comportamento), então pode sair para o recreio (mudar de ambiente e ter acesso a lanche, companhia, brincadeiras, etc.); se não, fica em sala...
- Se você leu o capítulo 10 do livro (comportamento), então se sairá bem na prova (obter boa nota, ter informações para discutir com colegas, etc).

QUANDO FALAMOS EM UMA RELAÇÃO DE CONTINGÊNCIA ESTAMOS NOS REFERINDO A UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE EVENTOS. 

Para entender o conceito de contingência é preciso distinguir contingência de não-contingência (quando um evento pode ocorrer, quer o outro tenha ocorrido ou não) e também, de contiguidade...
Contiguidade implica simplesmente a justaposição de eventos - no espaço ou no tempo, independente da causação. (Catania, 1993, p.61) 
- Relampejou quando abri a janela.
- O onibus parou no ponto assim que cheguei.
- Sempre que aperto o botão com a mão direita, o elevador chega logo.
- Paulo usa sempre a mesma lapiseira para fazer a prova; diz que isso faz com que ele escreva repostas corretas...

QUANDO FALAMOS EM RELAÇÃO DE CONTIGUIDADE ESTAMOS NOS REFERINDO A UMA RELAÇÃO TEMPORAL ENTRE EVENTOS. 


Referência
O que é contingência? Sobre comportamento e cognição. V. 1. Cap. 10. p. 85

4 comentários:

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...