sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comportamento de mentir

Uma amiga me fez a seguinte pergunta: “... o que Skinner fala sobre falsidade, sobre as máscaras que as pessoas usam, as mentiras???

Minha resposta: "Não sei dizer exatamente o que Skinner fala sobre isso, mas podemos fazer uma análise comportamental"

Então neste post falarei, ou melhor tentarei escrever sobre o Comportamento de mentir.


COMPORTAMENTO DE MENTIR

O comportamento de mentir ocorre quando o que uma pessoa fala não condiz com o que ela realiza ou vice-versa, ou seja, o comportamento verbal não condiz com o comportamento não-verbal. Essa não correspondência pode ser mantida por reforço positivo ou por reforço negativo, o reforço positivo, por exemplo, ocorre quando uma pessoa mente, de modo que impressione outra. No reforço negativo a presença de um estímulo aversivo ocasiona uma fuga ou esquiva através de uma distorção de relato.(Zambelli, Carollo, Faleiros, Táboas in JAC 7).
O mentiroso, por melhor que seja, tende a apresentar determinadas atitudes, determinados comportamentos que acabam por denunciá-lo.

 Essas atitudes/comportamentos podem ser bem observadas na série “Lie to me”. Série que retrata o cotidiano de Dr. Cal Lightman e sua equipe, um mestre no estudo das expressões faciais, gestos e o que eles representam. Por todo seu conhecimento na área se tornou um poderoso detector humano de mentiras, ajudando a polícia e o governo a interrogar os mais frios criminosos. Dr. Lightman ainda conta com a ajuda da sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, além do pesquisador Eli Locker e de Ria Torres, uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas.
Eu particularmente assisto essa série e adoro. Recomendo!!!

A primeira vez que assisti "Lie to me" lembrei-me de um livro que li há muito tempo “O corpo fala” (Weil e Tompakow); achei muito interessante o modo como os autores escrevem e descrevem sobre o comportamento não verbal. O modo como a pessoas senta, deixa suas mãos, mexe os pés denuncia algo sobre seu comportamento encoberto.

Aprendemos desde cedo as vantagens da mentira. Ainda crianças aprendemos a dizer que a mãe não está em casa, quando ela quer evitar atender ao telefone. Cedo aprendemos os benefícios de um atestado médico forjado para comodidade de poder faltar às aulas de ginástica, e assim por diante. As crianças mentem com frequência para seus pais quando estes costumam repreendê-las pelo que fazem, quando punem deliberadamente seus relatos sobre o que consideram ser errado ou quando limitam muito as possibilidades sobre o que as crianças podem fazer. Então, elas mentiriam para ter a oportunidade de brincar com um coleguinha que não é benquisto pela sua família, mentiriam sobre ter realizado a tarefa de casa para assistir ao seu desenho favorito.
Mas o mentiroso também passa por dificuldades, e quanto mais cai na tentação de mentir, tanto mais difícil vai ficado controlar a abundante base de dados das versões de suas mentiras, mais difícil vai ficando garantir a coerência de suas estórias, mais necessidade de novas mentiras para encobrir as antigas.... a farsa cresce em progressão geométrica.

Mas por que as pessoas mentem?
Tanto falar a verdade quanto contar uma mentira, são comportamentos verbais aprendidos e mantidos pelas conseqüências que produzem. Se alguém é beneficiado por contar uma mentira, tal comportamento pode ser aprendido. Se mentir mais vezes trouxer “vantagens”, ele será mantido em alta frequência. É importante, ainda, considerar que o comportamento de mentir pode afastar ou adiar conseqüências desagradáveis (ex: o marido infiel que insiste em dizer à sua mulher que não cometeu traição). Assim sendo, mentir também seria aprendido e mantido.

Quem nunca assistiu o filme "O Mentiroso" com Jim Carrey? O filme é divertido e o personagem de Jim já se enquadra na mentira patológica.

A mentira frequente é sinal de que existem problemas. O ideal é buscar ajuda profissional. Um psicólogo clínico ou psiquiatra pode avaliar a gravidade e a necessidade do tratamento. Tomar consciência de que a mentira atrapalha a vida, é o primeiro passo para a cura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...