Uma amiga chegou para mim e disse: " Fá, preciso te contar uma coisa, ganhei uma viagem pra França de "níver" !!"
Eu educadamente parabenizei; e ela desapontada me disse que preferia não ganhar.
Por que não??? (perguntei) " Se fosse eu estaria radiante"
Sabe porque eu to assim Fá...eu tenho medo só de pensar que terei que entrar num avião...
O diálogo continuou por um bom tempo, mas não convem colocá-lo aqui ....mas pelo desenrolar da conversa essa minha amiga sofre de fobia de avião.
O medo de avião afeta indiscriminadamente passageiros novos e veteranos. É um pânico inexplicável que se manifesta das mais diferentes formas. Em algumas pessoas, as mãos suam e gelam antes mesmo de o avião começar a se mover. Outras pessoas sentem palpitações, tonturas e náuseas. Há casos de gente que tem insônia na véspera da viagem, que se caracteriza como ansiedade antecipatória.
Algumas dessas pessoas com medo de avião, simplesmente deixam de voar, outras, curiosamente, desenvolvem um impressionante repertório de superstições (comportamento supersticioso) para alívio da ansiedade quanto têm mesmo de viajar. Há quem viaja somente na primeira fileira para sair mais rápido em caso de pouso forçado. Outros carregam santinhos, costumam se benzer ou fazer “simpatias”, só embarcam com o pé direito ou evitam ir ao banheiro para não "desequilibrar" a aeronave e coisas assim.
Para quem tem medo de avião, não adianta explicar que apenas um entre milhares de vôos acabará em desastre, pois o fóbico sempre viverá na expectativa de que o vôo fatídico será justamente o dele.
Há dois tipos principais de medo de avião. Um deles diz respeito ao pavor de um acidente aéreo, medo da catástrofe. Outro representa o medo de passar mal no avião e não poder ser atendido, não poder mandar o avião parar para descer. Esse último está mais relacionado às síndromes ansiosas, do tipo Pânico ou Fobia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!