domingo, 27 de maio de 2012

Mindfulness

Quem nunca passou por esta situação? 




Quando precisamos dirigir nossa atenção para algo e vários estímulos interessantes encontra-se ao nosso redor fica difícil se concentrar não é mesmo?
Um exercício muito simples e eficaz pode nos ajudar neste momento: O Mindfulness
Mas afinal o que é Mindfulness?
Kabat-Zinn (1990) define mindfulness como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento.
Muitas vezes vivemos a nossa vida concentrados em outras coisas, não no que está acontecendo no momento - nos preocupando com o futuro, ruminando sobre o passado, pensando no que virá a seguir e não no que está diante de nós. A prática de mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual.
É bom poder fazer uma série de coisas sem prestar atenção nelas. Podemos caminhar sem pensar sobre o caminhar, o que permite que conversemos com a pessoa que está caminhando conosco sem ter de pensar "Agora preciso levantar meu pé direito". No entanto, essa capacidade de fazer as coisas automaticamente, sem percebê-las, também nos faz perder contato com o que está bem diante de nós. Podemos criar hábitos (tais como evitar conflitos) que nem percebemos e que talvez não estejam de acordo com nossos objetivos maiores.
Mas, às vezes prestamos muita atenção ao que estamos pensando e sentindo, e criticamos muito os nossos pensamentos e sentimentos. Então, podemos tentar modificá-los ou nos distrair deles, porque o contato com certos aspectos importantes do nosso cotidiano é doloroso. Evitamos pensamentos, sentimentos e situações que nos deixam tristes, inseguros ou envergonhados ou porque achamos que não aguentaríamos.
Ter mindfulness se situa entre esses dois extremos. Prestamos atenção ao que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor, reconhecemos os eventos e experiências como realmente são e deixamos que as coisas que não podemos controlar sejam como são, enquanto concentramos a nossa atenção no que estamos fazendo.
Ter mindfulness é uma experiência pessoal capaz de trazer flexibilidade à nossa vida.
Mindfulness permite que façamos uma pausa e nos aprontemos para alguma coisa (por ex., concentramo-nos na nossa respiração antes de atender o telefone) e nos permite viver mais completamente as coisas (por ex., estarmos presentes e concentrados no momento, quando estamos interagindo com alguém, em vez de ficarmos imaginando o que essa pessoa está pensando ou nos preocupando com o que virá a seguir).
Então da próxima vez que se encontrar numa situação semelhante a da figura acima, comece prestando atenção na sua respiração, depois perceba pensamentos, emoções e sensações corporais. Toda vez que se pegar com seus pensamentos em outro lugar, traga ele de volta ao momento presente.

Referências:

A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Lizabeth Roemer & Susan M. Orsillo.
Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentais. Luc Vandenberghe & Ana Carolina Aquino de Sousa 

Um comentário:

  1. Olá Fabiana! Gostei do blog! Sou nutricionista e também tenho um, inclusive o último post que eu escrevi foi sobre mindfulness no tratamento dos transtornos alimentares! Se quiser dar uma olhada:
    http://ocorpoemeu.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...