sábado, 26 de fevereiro de 2011

Psiquiatra, psicólogo, psicoterapia, psicanálise



Psiquiatra, psicólogo, psicoterapia, psicanálise: qual o significado dessas palavras? (Regina Wielenska).



Psicólogo é alguém que cursou cinco anos de formação universitária em Psicologia, há cursos em período integral, e outros são de meio período. A legislação brasileira na área da educação superior regulamenta o currículo básico a ser cumprido (as universidades, faculdades e centros de ensino superior completam a grade curricular conforme possibilidades e interesses próprios), com um número mínimo, mas expressivo, de horas dedicadas a aulas e estágios supervisionados.
Ao se formar, o psicólogo precisa se registrar no Conselho Regional de Psicologia da região onde pretende trabalhar. Há taxas a pagar e cabe ao conselho regulamentar e fiscalizar o cumprimento do código de ética que regulamenta essa profissão, entre uma série de outras atribuições muito relevantes. Com o número do CRP em mãos, o psicólogo pode exercer as atividades para as quais tenha se preparado academicamente. Ou seja, conforme a grade curricular e estágios realizados, cada um pode estar de fato qualificado a trabalhar num dado campo de atividade e não em outro.
Esclarecendo melhor, nem todo mundo tem igual condição de começar a trabalhar, por exemplo, em Psicologia Organizacional (em recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, etc.), Psicologia Escolar (em planejamento de programas de ensino, atendimento pontual de pais e crianças, treinamento de professores, etc.) ou Psicologia Clínica (provendo formas de avaliação psicológica, praticando aconselhamento psicológico, exercendo modalidades de psicoterapia a indivíduos, casais famílias e grupos, colaborando em reabilitação, etc.).
A Psicologia é um ramo extenso da atividade profissional humana, que inclui uma variedade de áreas, e aqui estarei me restringindo a descrever apenas a atividade psicoterápica como uma das modalidades de trabalho do psicólogo clínico.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...