quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Por que falamos um palavrão quando levamos um susto?

Quando você leva um susto, como você reage?
Eu dou um grito e depois caio na gargalhada....kkk, meus respondentes entram em ação também (coração acelerado, olhos arregalados, suor frio, pernas bamba, etc). E tenho encobertos do tipo: "Seu sacana, vai...."...rsrs

Já vi reações do tipo:
- “Aiinnn.. que susto” 
- “Owww, vai assustar a tua...”
- “Caracas p...susto, que raiva... pqp”...
- “Quer me matar do coração...vai se f...”
Mesmo quem não fala o palavrão (comportamento verbal), pensa num palavrão (comportamento encoberto).  Tem pessoas que ficam paralisadas, mas seus respondentes e encobertos estão lá, trabalhando.
Susto é uma ação biológica que ocorre quando uma pessoa vê algo inesperado ou ouve um barulho muito alto. É uma reação do corpo humano contra possíveis ameaças, que resulta no lançamento do hormônio adrenalina na corrente sanguínea.
Com o susto nosso organismo aciona um mecanismo de “luta ou fuga”.
Quando nos encontramos numa situação que interpretamos como ameaçadora nosso organismo faz algumas mudanças bioquímicas para nos preparar para lidar com a ameaça; essa mudança bioquímica nos garante uma carga extra de energia para atacar (lutar) ou fugir, no caso do susto, nós atacamos, e atacamos com um palavrão, seja ele aberto ou encoberto.
E, cá entre nós, o palavrão também tem uma função terapêutica....depois que você solta o tal palavrão não sente-se aliviado (a)??? O palavrão é um recurso extremamente válido e criativo, pois traduz com a maior fidelidade os nossos mais fortes e genuínos sentimentos.


Poor Little Albert, levava susto e não emitia um palavrão, só balbuciava; maldade de Watson, ahh...se o pequeno Albert falasse, Watson iria ouvir umas poucas e boas..rsrsrs. Tudo pela ciência, neh senhor Watson!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...