Um dos passos da Terapia Cognitiva-comportamental é a identificação dos pensamentos automáticos negativos. Identificar, analisar, avaliar e responder aos pensamentos automáticos negativos produz mudanças nos sentimentos e consequentemente no comportamento.
Mas como identificar os pensamentos automáticos negativos?
Questione:
1. O que passou pela sua mente (comportamento encoberto)?
2. Sobre o que você estava pensando?
3. Você está pensando sobre x ou y?
4. Imaginou que algo poderia acontecer?
5. Lembrou de algo que aconteceu?
6. O que esta situação significou para você?
O diário de pensamentos automáticos é uma técnica bastante utilizada na clínica; esta técnica permite ao paciente visualizar melhor o seu funcionamento.
Obs: procure trabalhar com situações específicas.
Oii td bem?
ResponderExcluirCaí de para-quedas no seu blog e vi que vc é de Marília! Legal, me formei em Marília, pela Unimar!
Muito legal seu post! Eu trabalho com clínica aqui em minha cidade, mas confesso que não consigo fazer alguns pacientes entender o conceito de pensamentos automáticos... e pensamento automatico é a basico né?! Dificil! Vou tentar pelas perguntas do seu blog!
Fique com Deus,
OI Julia..que legal,,que ano se formou? vc esta aqui em marilia??
ResponderExcluirDependendo do cliente podemos começar pelos pensamentos sim, mas lembre-se que pensamento são comportamentos encobertos e não causa de comportamento...ha sim mudança no comportamento se vc consegue fazer uma leitura diferente de determindada situação..nos usamos o diario para facilitar pra o cliente mas não podemos deixar de fazer uma boa analise funcional do caso...eu acho bem legal aquele livro da Padesky A mente vencendo o humor, ele é bom pra indicar aos clientes...Abços e boa sorte