terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dúvidas sobre reforço negativo e punição.

Um dos meus leitores fez a seguinte pergunta:
- Reforçamento negativo e punição podem ocorrer simultaneamente?
- Isso ocorre sempre?? Tipo, todas às vezes que ocorrer o reforçamento negativo ocorrerá a punição?
Minhas respostas:
- Sim para a primeira pergunta e não para a segunda; reforço negativo e punição podem sim ocorrer ao mesmo tempo mas não necessariamente reforço negativo é consequencia da punição ou vice-versa.
Essa é uma dúvida frequente e comum, eu mesma demorei um tempo para entender bem esses conceitos e confesso que até hoje tenho que pensar muito para ver quais desses conceitos cabem melhor numa situação.
Para esclarecer melhor essa confusão tentei criar algumas situações para explicar estes conceitos.
Vamos  imaginar as seguintes situações:
Situação 1 - Imagine um dia quente e você está com muito calor e as janelas da sala estão fechadas, o que você faz? Você vai lá e abre a janela, ou liga o ventilador ou o ar condicionado. O que você fez? Eliminou o aversivo, que é o calor (reforço negativo).

Situação 2 - Você está com fome. Você vai até a cozinha e prepara algo para comer; comendo algo você está eliminado um estímulo aversivo (a fome), novamente seu comportamento foi reforçado negativamente.

Situação 3 - Você trabalhou o dia inteiro e está com um terrível dor de cabeça. Você chega em casa e toma uma aspirina para se livrar da dor (eliminar o aversivo - dor de cabeça). Depois de um tempo a dor passa e é bem provável que dá proxima vez que sentir dor de cabeça você tomará uma aspirina, seu comportamento foi reforçado negativamente.

Situação 4 - Imagine que você tem um cachorro e ele teima em lamber a mão das visitas. Você vai lá e dá um tapa nele (ohhh dózinha não faça isso..rsrs). Você puniu (positivamente) seu cão, provavelmente ele não fará isso novamente. Aqui temos um exemplo de reforçamento negativo + punição. O cão teve uma resposta punida, com isso a situação (receber visitas) se torna aversiva. Diante desta situação o cão poderá emitir uma resposta de fuga/esquiva que será reforçada negativamente pela retirada da condição aversiva (o tapa).
IMPORTANTE: a punição não instala comportamentos desejados

Situação 5 - Nessa mesma situação do cão com a visita, se olharmos para o comportamento do dono do cão (dar um tapa no cão) podemos dizer que o comportamento do dono foi reforçado negativamente, pois ele retirou algo aversivo (a cão ficar lambendo a mão das visitas é uma situação meio chata, então para evitar isso ele vai lá e dá um tapa no cãozinho).

Situação 6 - Imagine que você recebeu uma multa no trânsito. Você foi punido por ter emitido um comportamento inadequado (desrespeitando as regras), dá próxima vez você respeitará as regras. Você teve uma resposta punida, com isso a situação (receber multa) se torna aversiva. Diante desta resposta você emitirá um comportamento de fuga/esquiva que será reforçada negativamente pela retirada da condição aversiva (outra multa). Multa é estímulo aversivo e das próximas vezes você provavelmente evitará falar ao celular dirigindo, evitará dirigir sem o cinto, evitará ultrapassar a velocidade, etc.

Esses conceitos poderão ser vistos e melhor estudados no livro "Aprendizagem - comportamento, linguagem e cognição" - A. C. Catania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...