segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Controle de estímulo condicional, formação de classes conceituais e comportamentos cognitivos.

Observando uma criança pequena podemos notar que, em geral, ela apresenta o seguinte repertório:
- segura a mamadeira cujo bico sua mãe colocou em sua boca
- ri quando alguém brinca de "Achei!!" com ela
- pega objetos colocados à sua frente e, freqüentemente, os leva à boca
- olha para um doce e talvez aponte para ele
- empurra uma bola e ri quando ela rola
Dizemos que seu comportamento é controlado (termo técnico que se refere ao fato que uma variável dependente está relacionada funcionalmente a uma variável independente) por coisas, pessoas, e situações, concretas e presentes aqui e agora. Dizemos que o comportamento da criança está sob controle direto de variáveis imediatamente pesentes. Dizemos que a criança faz coisas.
Já o adulto pode apresentar o seguinte repertório:
- encomenda objetos pelo telefone
- escolhe um prato baseado em sua descrição pelo "maitre"
- escreve uma carta para alguém
- em uma aula de hidroginástica faz movimentos  de "andar de bicicleta"
- planeja uma viagem baseada na leitura de guias de viagem
Dizemos que seu comportamento é controlado cada vez menos por aqueles objetos, pessoas e situações anteriormente presentes, e cada vez mais por eventos que estiveram associados com esses objetos, pessoas ou situações. Dizemos que seu comportamento sofre um controle tanto por variáveis diretas (catálogos, descrições, cartas, fotos, instruções, guias de viagem etc) como por variáveis indiretas, encontravéis na história passada dessa pessoa em associação com esses objetos, pessoas ou situação (por exemplo: fotos de objetos, ao invés de objetos; pessoas ao telefone, ao invés de pessoas ao vivo; descrição do cardápio, ao invés de comida real; carta, ao invés de pessoa presente; instrução para andar de bicicleta, ao invés de bicicleta; guia de viagem, ao invés do país). Dizemos que o adulto sabe.  A característica comum deste saber é que este adulto atua sob controle de relações: relações entre a variável direta com a qual está atualmente em contato (ex: catálogo) e a variável indireta com a qual esteve em contato (ex: o objeto) estabelecidas em sua história passada. 

Quer ler o artigo completo escrito por Maria Amélia Matos? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...