Entrevista concedida pela psicóloga Anna Paula Badelino, do ITCR-Campinas, ao jornal Bom Dia, de Jundiaí-SP:
1. Jogar videogame é algo necessariamente negativo para uma criança? Em que sentidos os jogos eletrônicos podem ser positivos?
Jogar vídeo game não é necessariamente negativo. Do ponto de vista comportamental, esta atividade pode proporcionar momentos de interação social que ajudam a desenvolver, por exemplo, a tolerância à frustração e a sensibilidade ao outro. Além disso, mesmo quando jogado sozinho, o vídeo game pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora fina e da concentração.
2. Pais que se preocupam com seus filhos devem observar o quê para saber se os jogos estão fazendo bem ou mal às crianças?
Os pais devem observar como as crianças reagem aos jogos: se ficam agressivas, se passam a cooperar mais entre si, se ficam isoladas no quarto ou se juntam a turma para jogar.
3. Existe um período adequado por dia para a criança passar em frente ao videogame? Que sinais os pais devem observar para saber se está havendo abuso?
Quando as crianças deixam de fazer suas atividades diárias para ficar jogando o dia inteiro, os pais devem se preocupar e limitar o uso do vídeo game. Na psicoterapia infantil, muitas vezes usamos o tempo disponível para o vídeo game como um instrumento contingente ao cumprimento de regras. Assim, a criança pode conquistar mais tempo no vídeo game, se ela fizer a lição de casa, por exemplo.
4. Podemos dizer que é mais "saudável" para uma criança passar uma hora jogando um game que estimule seu raciocínio (os de estratégia, por exemplo) do que passar a mesma hora jogando um game de violência gratuita?
Sim, pois quando as crianças jogam um game do primeiro tipo, elas aprendem a solucionar problemas, ampliam o seu repertório, aumentam a variabilidade comportamental, ao invés de somente observarem e possivelmente imitarem a violência.
5. Jogar videogame em excesso pode provocar algum tipo de transtorno ou distúrbio? Existe algum caso de problemas psicológicos sabidamente provocados pelo videogame?
Jogar vídeo game em excesso pode atrapalhar quando a criança deixa de fazer outras atividades que seriam importantes para o seu desenvolvimento, como atividades ao ar livre, contato com outras crianças ou os estudos.
Entrevista disponível em: http://www.terapiaporcontingencias.com.br/jornal/dialogo_edicao03.html
Hoje em dia os videogames estão super avançados, que estão sendo utilizados para saúde, para tratamento de algumas fobias, etc....Você não fica mais sentado(a) horas a fio, tentando "estourar uma fita", como se dizia no meu tempo de criança, rs...hoje você precisa se movimentar.
Olhe este exemplo logo abaixo, o que antes você só fazia na academia, agora você pode fazer no conforto de sua casa. Ir à academia é um ótimo exercício de interação social, se puder prefira ir a uma academia; mas e quando a chuva atrapalhar??? ou ser final de semana, quando normalmente as academias não abrem??? Esses games são ótimas alternativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!