quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aluno rebelde é punido

Alunos da rede pública de Campo Grande/MS são punidos com tarefas como faxina, pintura de paredes, limpeza de banheiros, etc. 
Veja reportagem completa clicando aqui ou assista o vídeo logo abaixo.


Será que essa é a melhor solução???? Vale a pena????
A resposta é NÃO!!!! 
A diretora justifica que as notas melhoraram, que o comportamento dos alunos melhoraram etc etc e tal. Mas e depois será que este comportamento se mantêm????
É bem provável que não.....é lógico que na frente do punidor o aluno irá emitir um bom comportamento, mas na ausência do punidor o comportamento inadequado voltará a ser emitido. O punido tenta fugir ou se esquivar da punição. A fuga é um efeito colateral da punição. Aprender através da fuga é não conseguir fazer mais nada a não ser eliminar o estímulo aversivo.
Alguns efeitos colaterais da punição:
efeitos emocionais aversivos que terão valor reforçador quando suspender o estímulo aversivo (S-);
- tendência a agressão e a destruição à fonte de estimulação aversiva;
- redução do repertório do organismo, principalmente quando a condição aversiva é incontrolável (desamparo);
O uso da punição é incompatível ao aprendizado de novos repertórios, gera estereotipia, além de provocar respostas emocionais intensas. 
Há formas melhores de se instalar "bons comportamentos", quem sabe se começarem a usar o reforço positivo os resultados serão bem mais agradáveis e duradouros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...