Alunos da rede pública de Campo Grande/MS são punidos com tarefas como faxina, pintura de paredes, limpeza de banheiros, etc.
Será que essa é a melhor solução???? Vale a pena????
A resposta é NÃO!!!!
A diretora justifica que as notas melhoraram, que o comportamento dos alunos melhoraram etc etc e tal. Mas e depois será que este comportamento se mantêm????
É bem provável que não.....é lógico que na frente do punidor o aluno irá emitir um bom comportamento, mas na ausência do punidor o comportamento inadequado voltará a ser emitido. O punido tenta fugir ou se esquivar da punição. A fuga é um efeito colateral da punição. Aprender através da fuga é não conseguir fazer mais nada a não ser eliminar o estímulo aversivo.
Alguns efeitos colaterais da punição:
- efeitos emocionais aversivos que terão valor reforçador quando suspender o estímulo aversivo (S-);
- tendência a agressão e a destruição à fonte de estimulação aversiva;
- redução do repertório do organismo, principalmente quando a condição aversiva é incontrolável (desamparo);
O uso da punição é incompatível ao aprendizado de novos repertórios, gera estereotipia, além de provocar respostas emocionais intensas.
Há formas melhores de se instalar "bons comportamentos", quem sabe se começarem a usar o reforço positivo os resultados serão bem mais agradáveis e duradouros.
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