Já ouviram falar na técnica "Parada de Pensamento"?
Essa é uma técnica utilizada para trabalhar principalmente pensamentos intrusivos, mas deve ser usada com muita cautela, pois ela é um pouco aversiva eliciando alguns respondentes. Só deve ser usada por terapeutas bem treinados e com clientes que já tem um forte vínculo com terapeuta. O caso precisa ser muito bem avaliado para aplicação desta técnica. Geralmente a parada de pensamento é pareada com a exposição na imaginação, respiração, etc.
A parada do pensamento tem o objetivo de aumentar o controle que o paciente tem sobre seus pensamentos e imagens. A ruminação ansiosa pode ser interrompida com a imaginação ou com a verbalização da palavra "PARE!" ou com a visualização de um sinal de trânsito aceso no vermelho. Após a interrupção, a atenção deve estar voltada para os detalhes da atividade que está sendo realizada.
Uma vez atendi um garoto com déficit de atenção e observei que ela sempre chegava na sessão com uma borrachinha de dinheiro no pulso. Ele vivia puxando e soltando a tal da borrachinha, até que perguntei porque ele fazia "aquilo". Ele me respondeu que fazia "aquilo" para manter-se concentrado, foi um jeito que ele encontrou de eliminar os pensamentos que o fazia desconcentrar.
O que esse garoto fazia era exatamente a parada de pensamento.
Veja este vídeo, bem humorado onde o terapeuta bem mal humorado utiliza a técnica "Parada de pensamento".
NÃO VÃO SAIR POR AÍ FAZENDO ISSO, POR FAVOR!!!
huahauhaua muito bom!
ResponderExcluirSTOPPP ITT!!