quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Distorções cognitivas

Hoje resolvi colocar aqui um resumão das distorções cognitivas.

DISTORÇÕES COGNITIVAS

1. INFERÊNCIA ARBITRÁRIA: extrair uma conclusão específica sem evidências para apoiar essa conclusão, ou quando as evidência são contrárias à conclusão;
2. ABSTRAÇÃO SELETIVA: focalizar um detalhe extraído do contexto, ignorar outras características mais salientes da situação e conceituar a experiência toda com base neste fragmento.
3. HIPERGENERALIZAÇÃO: padrão de extrair uma regra geral ou conclusão com base em um ou mais incidentes isolados e aplicar indiscriminadamente a situações isoladas ou não.
4. CATASTROFIZAÇÃO: Ocorre um erro grosseiro de avaliação da importância, da magnitude de um evento. Um caso ou uma circunstância é percebido sob um prisma maior que o apropriado.
5. PERSONALIZAÇÃO: relacionar eventos externos à si mesmo quando não há qualquer base para estabelecer essa conexão.
6. PENSAMENTO DICOTÔMICO E ABSOLUTISTA: tendência a colocar todas as experiências em uma entre duas categorias oposta; Ex: bom/mau; perfeito/fracassado.
7. VISÃO EM TÚNEL: é a constante atribuição de intenção negativa às ações do outro no relacionamento.
8. ROTULAÇÃO: é a tendência a descrever erros por rótulos pessoais.
9. LEITURA DE PENSAMENTO: é como ter o “ dom mágico” de saber o que o outro está pensando, sem o auxílio da comunicação verbal.
10. DECLARAÇÂO DEVERIA: tem–se uma idéia rígida estabelecida de como se “ deveria” comportar ou como o outro deveria se comportar.
11. DESQUALIFICAÇÃO DO POSITIVO: é a tendência a rejeitar experiências ou fatos positivos que “não contam”
12. RACIOCÍNIO EMOCIONAL: a pessoa pensa que algo deve ser verdade apenas por que ela “sente” que é.
13. MAXIMIZAÇÃO: a pessoa atribui importância excessiva a um evento corriqueiro.
14. MINIMIZAÇÃO: a pessoa desconsidera fatos importantes por fuga ou evitação de uma realidade.
15. FALÁCIA DO CONTROLE: há a idéia de que se pode ter controle total sobre um determinado evento da vida daria se todas as providências forem tomadas ou ainda se já se tiver pensado exaustivamente no assunto antes.
16. ERRO ORACULAR: é a tendência a antecipar que as coisas vão dar errado “de qualquer maneira,sem base para esta afirmação”.
17. AUTO AVALIAÇÃO FOCADA NO OUTRO: a pessoa se avalia apenas com base na comparação com outras pessoas e nunca pelos seus próprios progressos.
18. EXTERNALIZAÇÃO DO PRÓPRIO VALOR: a pessoa fica continuamente à espera de elogios vindos daqueles que admira e idealiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...