quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Reforçamento natural e reforçamento arbitrário

Uma dúvida bastante comum, inclusive minha,  é entender sobre reforçamento natural e reforçamento arbitrário.
Vou tentar explicar brevemente a distinção entre os dois, mesmo porque é difícil achar uma definição clara.
Basicamente podemos dizer que reforçamento natural é aquele que amplia uma classe de resposta e consequentemente facilita a generalização. Na terapia quem se beneficia é o cliente, pois ele aprende nas sessões na relação com terapeuta a se comportar de forma "adequada" e com isso ele leva o que aprendeu para fora da terapia, ou  seja, ele generaliza. Um exemplo do dia-dia é você ler e entender um texto e depois discutir o texto com um colega ou mesmo dar uma aula sobre o assunto.
Já o reforçamento arbitrário específica uma classe de resposta e dificulta a generalização. Na terapia quem se beneficia é o terapeuta, pois ele especifica qual comportamento deve ser "melhorado", vamos dizer que é o terapeuta que direciona qual comportamento deve ser reforçado.  Um exemplo clássico de reforçamento arbitrário são as famosas estrelinhas que as "tias" colocam no caderno de seus alunos, é algo bem artificial, a criança foi reforçada somente naquele momento, naquela situação.

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