domingo, 28 de outubro de 2012

Resiliência e "Coping"

Resiliência e "Coping" qual a diferença???

Sendo a resiliência o estudo das pessoas que se adaptam/superam as adversidades, e o "coping" o estudo das estratégias utilizadas pelas pessoas frente às adversidades, fica claro que ambos os conceitos estão intimamente correlacionados.
Interessante notar, porém, que na literatura pesquisada, são poucos os autores que falam a respeito de "coping", e quando o fazem, trazem-no em um capítulo à parte, sem fazer maiores correlações entre os dois constructos.
Além disso, tanto "coping" quanto resiliência são processos relacionados, ou até mesmo condicionados a situações de estresse. Enquanto o coping foca a maneira, a estratégia utilizada para lidar com a situação, independentemente do resultado obtido, a resiliência concentra sua atenção no resultado da(s) estratégia(s) utilizada(s), que seria uma adaptação (muito) bem sucedida do sujeito frente às adversidades.
Conforme Yunes e Szymanski5 (p.31): "muitas questões vêm sendo feitas ainda sobre o que estaria envolvendo o fenômeno da resiliência no que tange ao coping 'bem sucedido' diante das situações de estresse".
De uma maneira um pouco distinta, alguns autores preferem entender tanto o "coping" quanto a resiliência diretamente relacionados com fatores de personalidade.

Ficou claro???

Essa era uma dúvida que tinha e que há pouco tempo me deparei com pessoas com a mesma dúvida (ufa!!!rs)...
O que me ajudou a entender a diferença foi a leitura deste artigo.
Recomendo.
Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque presença. Deixe seu comentário, sugestão, críticas. Obrigada pela visita!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...