terça-feira, 27 de julho de 2010

Transtorno de personalidade

Transtorno de personalidade Borderline

Transtorno da Personalidade Borderline segundo o DSM IV TR é um padrão global de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, da auto-imagem e dos afetos e acentuada impulsividade, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos, indicado por, no mínimo, cinco dos seguintes critérios:


(1) Esforços frenéticos no sentido de evitar um abandono real ou imaginário. Nota: Não incluir comportamento suicida ou automutilante, coberto no Critério 5.

(2) Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização

(3) Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self

(4) Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente prejudiciais á própria pessoa (p. ex., gastos financeiros, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, comer compulsivo). Nota: Não incluir comportamento suicida ou automutilante, coberto no Critério 5.

(5) Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante

(6) Instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor (p. ex., episódios de intensa disforia, irritabilidade ou ansiedade geralmente durando algumas horas e apenas raramente mais de alguns dias)

(7) Sentimentos crônicos de vazio

(8) Raiva inadequada e intensa ou dificuldade em controlar a raiva (p. ex., demonstrações freqüentes de irritação, raiva constante, lutas corporais recorrentes)

(9) Ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou graves sintomas dissociativos


O Tratamento Cognitivo-Comportamental do T.P. Bordeline consiste no uso das seguintes intervenções:

1- USO DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA

2- ESTRATÉGIAS PARA INTERVENÇÃO EM CRISE

3- USO DAS TÉCNICAS DA TERAPIA COGNITIVA PADRÃO (BECK)

4- TERAPIA FOCADA NOS ESQUEMAS ( JEFFREY YOUNG )

O uso destas intervenções deverá estar pautado na conceituação cognitiva do caso.

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